Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

“No Uruguai existe uma "tradição" anarquista”

[A anarquista Mix, do coletivo Ativismo ABC, de Santo André (SP), esteve recentemente em Montevidéu, no Uruguai. Na entrevista abaixo ela conta um pouco desta viagem.]

Agência de Notícias Anarquistas > E aí, como foi sua passagem pela capital do Uruguai, Montevidéu? Valeu?

Mix < Foi um dos melhores lugares que conheci, que pude estar. Por muitas razões: o lugar, as pessoas que conheci e que convivi os 12 dias que fiquei por ali, os espaços, os bairros, a cidade...

ANA > E que trabalho, projeto, chamou mais a sua atenção?

Mix < Na realidade muita coisa me chamou a atenção, mas principalmente a história do anarquismo no Uruguai, a história atual do anarquismo lá. Coisas que não conhecia ou que pouco sabia. Existem muitos espaços anarquistas, rádios comunitárias, ateneus, bibliotecas, cooperativas, indivíduos e um ambiente de respeito das pessoas em relação aos anarquistas. Tem uma ação que me chamou muito a atenção: lá eles organizam uma Marcha do 1° de Maio, uma marcha de trabalhadores passando por bairros historicamente operários como La Teja e Cerro até o centro da cidade, com forte adesão de outras pessoas que não são se afirmam anarquistas, mas lutam por uma vida melhor. Existe também o pessoal da Biblioteca Anarquista Del Cerro que tem uma banquinha numa feira com materiais de divulgação anarquista...

ANA > Você poderia comentar algum projeto?

Mix < Como disse anteriormente têm muitas coisas lá, mas posso falar da Biblioteca Anarquista del Cerro, da Federação Anarquista Uruguaya (FAU) e do grupo de mulheres chamadas Las Dicidoras que foram as pessoas/grupos que estive bem mais próxima, que convivi mais, mas existem os Ateneus Herbert Nieto e Del Cerro, El Galpón de Corrales e a Biblioteca Luce Fabbri, Comunidad Del Sur, foram pessoas/projetos que gostei muito de ter conhecido, mas o pouco tempo não me deixou ficar mais nestes espaços. Fiz questão de tentar conhecer tudo o que podia, dentro do tempo que ficaria lá. Além de outras pessoas que conheci que tem ações mais individuais que são muito importantes também.

ANA > E percebeu diversas correntes por lá?

Mix < Não sei se diversas correntes, mas diversos grupos, com atuações em diversos lugares, mas que em muitos momentos realizam coisas juntos, ou alguma atividade, algum debate, algum grande evento ou encontro e acho que isso é mais importante que as correntes que se seguem.

ANA > E a presença das mulheres...

Mix < Existe um grupo de mulheres feministas chamado Las Dicidoras, elas estão pensando não só questões feministas, como o aborto, mas também questões sociais. No geral, existe uma participação positiva de mulheres nos grupos.

ANA > E no que diz respeito às publicações?

Mix < Nossa, tem muita coisa sim, muita publicação: revistas, periódicos, livros. Todos os grupos acima citados tem publicações próprias: Rojo y Negro, Tierra y Tempestad, Revista Alter, a Gráfica da FAU com seus livros e tudo mais!

ANA > Na sua opinião o anarquismo em Montevidéu está mais avançado que em São Paulo, na capital e região metropolitana?

Mix < Bem, para mim é complicado dizer isto, porque são processos histórico-sociais diferentes. No Uruguai existe uma "tradição" anarquista, tradição no sentido de desde seu início o anarquismo, quer dizer, os anarquistas sempre tiveram uma influência muito forte junto a população, não houve um período de um forte "desaparecimento" do anarquismo. Ao contrário do Brasil. Junto a isso, existe a questão territorial e populacional que difere muito de um país a outro.

Por isso tudo é complicado pensar em analisar as coisas dessa forma, mas é muito incrível o que acontece por lá.

Acho que São Paulo teve uma história muito rica do anarquismo, mas tivemos um período de baixa, onde sempre houveram "gritos" de resistência. Nos dias atuais tem muita coisa acontecendo, e estamos (re)construindo coisas novas, recuperando coisas velhas, mas importantes e vamos tentando fazer as coisas em conjunto, separados, na mesma sintonia, depende de grupo para grupo.

Com altos e baixos, sou otimista em relação ao anarquismo, porque creio que é somente através dele que poderemos chegar em numa sociedade justa para homens e mulheres e natureza...

Gosto muito dessa passagem do Eduardo Galeano: “Também nos anunciam outro mundo possível as vozes antigas que nos falam de comunidade. A comunidade, o modo comunitário de produção e de vida, é a mais remota tradição das Américas, a mais americana de todas: pertence aos primeiros tempos e as primeiras pessoas, mas também pertence aos tempos que vêm e pressentem um Novo Mundo. Porque nada existe menos estrangeiro que o socialismo nessas terras nossas. Estrangeiro é, na verdade, o capitalismo”. [Eduardo Galeano - Livro dos Abraços]

ANA > E algum projeto que você viu lá te animou a reproduzir no coletivo em que atuas, no Ativismo ABC?

Mix < Bastante coisa me animou, mas por hora pensamos na cooperativa de consumo e já realizamos nossa primeira compra neste mês de fevereiro, onde estamos pretendendo comprar os alimentos direto dos distribuidores e outras coisas direto de quem produz (movimentos sociais). Estamos pensando em fazer uma grande quantidade do nosso jornal "El Saleroso" e em montar uma editora também, já estamos até revisando o livro que estamos querendo lançar... Muita coisa legal e boa trouxe de lá...

www.ativismoabc.org

agência de notícias anarquistas-ana

na poça barrenta
alegres borboletas
fazem fuxicos.

Rubens Nunes

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Campanha pela criação da 1ª Promotoria de Defesa Animal


É inegável e fundamental a importância do Ministério Público, uma instituição oficial, independente e autônoma, que age na defesa da ordem jurídica, do regime democrático, na defesa dos direitos sociais, entre eles à educação, à saúde, o meio ambiente, os direitos dos idosos, crianças, adolescentes, das pessoas portadoras de deficiência e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, bem como pela fiel observância das leis e da Constituição.

Uma instituição com esta relevância social e poder não pode ficar alheia às atrocidades diárias cometidas contra os animais não-humanos e à impunidade que prevalece em relação aos crimes perpetrados contra estes seres sensíveis.

Lançamos aqui a campanha pela criação da primeira Promotoria de Defesa Animal do país, na capital paulista, certos de que esta iniciativa pioneira suscitará demanda pela criação de muitas outras promotorias dedicadas à defesa animal em todo o país.


Participe!

Defensores dos animais e simpatizantes, acessem petição em
ONGs de defesa animal e outros grupos sociais (instituições), acessem formulário em
http://www.sentiens.net/index.php?option=com_rsform&Itemid=53

Por Sentients Defesa Animal (http://www.sentiens.net/index.php)

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Ativismo no México

Fiquei sabendo, por esses tempos, que na Cidade do México temos muitos ativistas dos direitos animais em ação! Mando aqui link com fotos várias manifestações lá nos últimos tempos, cujos protestos alcançaram uma marca sensacional de 1000 militantes nas ruas!

Essa aqui é uma foto da ação contra touradas, como manifestantes semi nus deitados como touros (8/02/10):
http://lacovachanimal.ning.com/photo/antitaurino-051/next?context=user

Esse aqui são fots da caminhada "antitaurina" no mesmo dia:
http://www.slide.com/r/rHkBoNeSxz-c7tTzbhOHmzJQ0G-XoqjE?map=2&cy=un

Protesto na embaixada do Japão contra a matança de baleias (15/01/10):
http://www.slide.com/r/7o0nTv8w1T-j-Ov5-uCGX7v1KaSiyI_S

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Meu filho querido, meu garoto que na sua infância era grudado em mim. Em Roraima, me ligava quase todo dia, deixou dois filhos lindos, que os adorava e vivia por eles, agora de repente dizem que ele se suicidou, que loucura, como ele faria isso. Com tantos sonhos a serem realizados, ele ansiava as férias para vir para minha casa, e ficar também com sua caçulinha, contava os dias, como se matar, jamais, jamais...  Ele nunca foi covarde, nunca desistiu de seus ideais, somente a bala de um louco poderia um dia pará-lo, não é possível que um País como o Brasil, ainda isso é possível, a impunidade.
Meu filho nem depois da morte brutal, com marcas de violência, teve seu direito preservado, foi retirado do local, sem a devida perícia, e condenado pela sua morte, "Suicida".
Até quando a imprensa, a justiça, se calará, por favor, me ajudem a achar quem tenha peito para esclarecer e punir todos os envolvidos. Deve existir alguém, por favor, me ajudem...
Aprendi muito sobre o Amor, tolerância, compreensão, o perdão, a caridade, a não odiarmos nossos semelhantes, nossos irmãos, tudo isso aprendi com os ensinamentos de Nosso Mestre e irmão "Jesus", agora busco dentro de minha alma, força para exercer esses ensinamentos, mas meus irmãos é duro.
Muito difícil saber que aquele menino que criastes com todo amor, educação, carinho, aquele menino que sonhava em mudar as pessoas, as pessoas que iludem as pessoas, que lucram com a pobreza e ignorância de todos, aí ele vai pra Roraima, pois em São Paulo sua profissão (Professor) é considerada pelos políticos como desnecessária, pois cultura e conhecimento atrapalham nossos governantes.
Então lá em Roraima "parecia" que era o paraíso para os "professores", pois recebem o salário quase digno, ele foi, pois poderia agora dar uma vida melhor para seus filhos, digna, coisa que aqui é impossível. Aí descobriu que foi parar num País que tem Donos, pois ele passou e bem, no concurso, mas não imaginavam os "donos" que ele enfrentaria os "donos" e não pediria a sua exoneração, fizeram de tudo pra desistir e voltar pra São Paulo, ele insistiu e ficou...
Mas não podia trabalhar, ficou doente pela pressão que sofria e teve que se afastar, afastar de seu sonho de lecionar, ensinar, pois ele adorava, lutou por isso, se formou na Universidade de São Paulo (USP), com todo seu esforço, pra acabar assim, brutamente. E dizem que ele se suicidou...
Busco então força, pra não contrariar tudo que o Mestre me ensinou, mas tá duro, muito duro, desculpem não dá mais...
Um pai desesperado...
Wanderley Paiva
agência de notícias anarquistas-ana
Hermética música
há no silêncio da lágrima
que salga o mar.
Fred Matos

domingo, 7 de fevereiro de 2010

E mais outra...

E há quem pense que a sua religião é a melhor que a dos outros... que ensinamentos de tolerância e respeito deve ter lá!

Mais uma do cronicato...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Eugênio Lyra

Aqui vai um material realmente raro, espero que vocês tenham muita estima por ele, pois se trata de um scan de um panfleto que conta a vida de Eugênio Lyra, que foi um revolucionário em sua época na cidade de Santa Maria da Vitória.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ex-peão

O patrão mandou, é hora de por as iniciais dele nesse gado novo, ele precisa do seu nome estampado na cara destes animais, peraí eu também não sou um animal? Será que ele não vai querer me ferrar qualquer dia desse?
Um dia aí quando eu ficar mais velho e não conseguir fazer mais o papel de macho viril que ele tanto queria ser mas sua gravata e seu corpo gordo já não consegue, será que ele não vai me ferrar? Coitados desses bichos, aqui tendo que levar ferro quente na cara, não bastasse viver pra acabar num matadouro.
Quer saber foda-se ele! Não marco mais nenhum bicho, não vou por o nome daquele velho miserável em lugar nenhum, vou-me embora, rambóra nêga, patrão nenhum vai mandar ni nóis de novo.

Mais 4 Anos

Vote, seja mais um número, lá fora existem tantas serpentes sedentas por seu doce dinheiro.
A propaganda é simples, basta votar, siga a voz que mais te convence, se isso não for o suficiente siga a mão que te levará direto aos cofrespúblicos.
Vote, pelo menos mais quatro anos você terá seu suprimento vindo de uma pseudo-democracia, o resto da sociedade não vai ter esse luxo, mas quem sabe eles arrumem uns 4 anos pra eles, um dia chega a vez de todos não é?

Agora está tudo bem, mas e quando isso acabar, no máximo se o Povo for burro suficiente serão mais 4 anos.
Construo ou não aquela casa? Será que o prefeitão vai ajudar? E se por meus filhos numa faculdade? Será que eles se formam antes disso tudo acabar? É bom fazer meu pé-de-meia no banco assim vou ter boas reservas de dinheiro público codificado em particular.

Vai Além de Apagões

Além de apagões, o brasileiro ainda tem que conviver com as altas dos preços de energia que, segundo estudo assinado por 4 economistas do BNDES (que serviu de base para o pedido da CPI da energia) as tarifas praticadas no País sobem em ritmo acelerado desde o inicio da privatização do setor, em meados dos anos 1990. Para completar, o mesmo estudo aponta que passamos a ser líderes no ranking mundial no preço da tarifa. De 1995 a meados de 2008 (período pós-privatização) a tarifa média teria subido 398%. Segundo os economistas do estudo, o Brasil possui o menor custo de produção de energia do mundo entre as nações com mais de 50 milhões de habitantes. Creditam a alta ao modelo de privatização, que teria criado uma “enormidade de custos desnecessários e tornado o sistema menos confiável”. Enfim, a explosão das tarifas decorrem do modelo mercantil de FHC, que através da desregulamentação do setor energético levou o Brasil,entre outras tantas coisas, ao racionamento de 2001. Graças as privatizações praticadas pelo PSDB na década de 90, os brasileiros começam a colher seus frutos. A próxima? O Pré-Sal caso as eleições de 2010 acabem nas mãos do tucanato.
Para os que possuem duvidas é só recorrer aos documentos da CPI e Revistas como Carta Capital.