Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Comemorações do dia Mundial do Rock

Rock Around The Clock, around the world too!
Há 26 anos atrás foi feito um dos mais lendários shows de rock da história, o Live Aid, um show que tinha como objetivos mostrar a miséria do continente africano, vale lembrar que além dos grandes nomes que tocaram lá como ( The WhoStatus QuoLed ZeppelinDire StraitsMadonnaQueenJoan BaezDavid BowieBB KingMick JaggerStingScorpionsU2Paul McCartneyPhil Collins) o show foi simultâneo e aconteceu ao mesmo tempo  em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos.



Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.
Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

Como ando sem tempo, irei fazer uma postagem mais decente sobre o rock mais pra frente, por enquanto, deixo as informações sobre as comemorações que estou tendo notícia.

Em Resende (RJ)
Na próxima Quarta, 13 de julho, é comemorado o Dia do Rock, que desde 1950 vai se reconstruindo nos mais variados estilos, tão variados que permitem colocar Chuck Berry, Elvis, Beatles e Raul Seixas ao lado de Nirvana, Iron Maiden, Metallica, Pink Floyd e ainda Avenged Sevenfold, Paramore, Killers e Strokes. Muito diferente? Se mais ou menos pop não importa, é tudo rock e os de hoje não existiriam sem os primeiros.

Rock, em sua essência, sempre carregou essa áurea de rebeldia, transgressão, que se desdobrou em questionamento e estilo de vida. O Rock esteve presente em diversos movimentos sociais e políticos, está no mainstream, no underground, na tv, na música pop, na MTV, no Faustão, na moda, nas estampas das roupas das grandes redes (vide C&A, Leader), nas garagens, nas ocupações, no cinema, no teatro, nas artes visuais, na literatura, na novela, está praticamente em todo lugar. Por mais que muitos achem que tenha sido engolido pela cultura de massa, acho mais é que tenha se integrado à ela. A figura da guitarra, a camisa xadrez, a estampa de caveira, as tachinhas, vai reparando, em algum momento até sua mãe usa. Mesmo assim, tem quem (ainda) acha que rock é só coisa de adolescente rebelde sem causa ou adulto que não tem o que fazer. Mas o rock é uma cultura que está longe de ser rasa e há um bom tempo vai muito além da música.


E a partir do dia 16 de julho, em Resende, a cultura rock e seus derivados terá uma casa em Resende/RJ. Alguns jovens (sim, ainda somos jovens! rs), que já têm alguma experiência local, juntaram coragem e disposição pra abrir as portas da SUBTERRANEA, lugar de contracultura, que abrigará a loja de rock ENXOFRE, um estúdio de ensaio (em breve!!), aulas (já confirmadas: Matsumangá, desenho mangá e desenho para crianças com Matsumoto; e a partir de agosto, Alongamento com Daniela Magalhães) e os eventos da Subterranea Prod. e Zombie Crew. Quem já ouviu falar dessas atividades e nos conhece, está convidado a fazer parte e compartilhar desse passo que consideramos muito importante dentro do que fizemos até aqui. E quem não conhece, está mais do que convidado a entrar em contato com esse tal rock.


Nos vemos na Subterranea!


16/07 DIA DO ROCK, 17h


Programação:


18:00 - Exibições
"Kung Boy Fuu" (curta, O Mundo de MatsumotoX)
"Grito Rock Resende 2011" (doc, Ultravideos e O Mundo de MatsumotoX)


19:30 - QUARTO DO L - www.quartodol.com
20:30 - ZÉ OITO - www.myspace.com/zeoito


+ Discotecagem com Mauro Sub.
+ venda de rango vegetariano (experimente!)


Entrada:
R$5 na lista amiga (envie nome e RG para subterraneaprod@gmail.com)​ /R$10 na portaria.


Endereço SUBTERRANEA: Rua Timburibá, 19, Centro Histórico (ao lado do clube CCRR).
Info: (24) 8125 0072.

Tem Facebook? Confirme sua presença na página do evento!



Em Luís Eduardo Magalhães (BA) vai ter rock e depois sertanejo (??) 
Cartaz abaixo:

Em Guanambi (BA)

E por último mas não menos importante, deixo aqui o texto que foi divulgado justificando um protesto organizado na cidade de Araraquara em São Paulo
A​ todos os meios de comunicação e cidadãos de Araraquara e região.
Decidimos tornar público nosso descontentamento com as posturas adotadas pela atual gestão municipal do prefeito Marcelo Barbieri, e dos órgãos responsáveis pelo gerenciamento cultural no município de Araraquara: Fundart e Secretaria de Cultura.
Devemos esclarecer que nossa manifestação, nomeada “Protesto: eu me incomodo por não ter Araraquara Rock”, vai acontecer no mesmo dia (13) e na mesma hora (15 horas), previamente divulgados, pois ao contrário do governo municipal, temos um propósito e respeito pelas pessoas envolvidas.
Sim, o protesto começou com o “Adiamento” do 10º Araraquara Rock. Contudo, não se limita apenas a isso e não vamos nos retrair diante das promessas de realização do Festival que agora, mais do que nunca, nos parecem vãs.
No dia 11 desse mês, a data para a realização do Araraquara Rock foi remarcada: dias 24 e 25 de setembro. Essa notícia foi veiculada nos meios de comunicação locais. Porém essa data se chocaria com a realização de um grande evento musical, o Rock in Rio.Em menos de duas horas uma nova data foi estipulada, cancelando a atual: 03 e 04 de setembro. Contudo, essa nova data também foi desmarcada e o Festival não tem data para ocorrer.
Essas atitudes mostram o preparo administrativo e o respeito pelos cidadãos, além dos grupos artísticos envolvidos. A pressa e pouco cuidado revelam o quanto a Secretária da Cultura e a Fundart estão tentando medidas paliativas para a situação.
Deve ficar claro: Não queremos esmolas. Queremos que os espaços culturais, conquistados com tanta dificuldade e trabalho, sejam respeitados, primeiramente pelos governantes desse município.
Não será através da violência, da ofensa, da agressão que nos manifestaremos. Será através daquilo pelo qual estamos brigando: Cultura.
Reivindicamos que a gestão cultural do município seja reposicionada e seja aberta à participação popular de forma efetiva e clara, e não da maneira como está sendo gerida.
Agradecemos todas as pessoas envolvidas e segue em anexo a carta de reivindicações, organizada através de um coletivo de artistas da cidade de Araraquara.
Contamos com a presença de todos neste dia 13.

Abraços
Atenciosamente, coordenação do “Eu me incomodo por não ter Araraquara Rock”


Vale lembrar que dia 16 de julho vai ter Ely Pinto (Raul Seixas Cover), o Combo e Emphasis em São Desidério de graça eu acho e dia 23 de julho vai rolar o Ajuda Ao Vivo em Correntina.


É isso ae pessoal, let's combat, let's rock!


Nenhum comentário:

Postar um comentário