Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

CAMPUS DA UFOBA NA BACIA DO CORRENTE: UM SONHO PRÓXIMO DA REALIDADE

O Movimento em Prol da implantação do Campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia no Território da Bacia do Rio Corrente esteve nesta terça-feira (22/maio) em Audiência com o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Henrique Pessoa Lins para tratar sobre a criação da UFOBA.

No encontro, ficou claro que o Ministério da Educação reconhece que foi uma injustiça deixar a Bacia do Corrente sem a implantação de um campus da futura Universidade. De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana Rigon Weska não há mais o que se discutir sobre a necessidade dos 11 municípios que compõem o Território da Bacia do Rio Corrente de receberem um campus da UFOBA. O MEC já tem os estudos técnicos que credenciam a Bacia em condição de receber um campus da UFOBA.

No entanto mesmo informando que a região deveria ter sido incluída para receber um campus da UFOBA desde a apresentação do Projeto de Lei 2204/2011, o MEC informou que a inclusão do campus em Santa Maria da Vitória - BA por meio das três emendas apresentadas pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB/BA), José Rocha (PR/BA) e Oziel Oliveira (PDT/BA) compromete o cronograma de criação da Universidade. A proposta apresentada pelo MEC foi para que os deputados retirassem as Emendas, segundo o próprio MEC, com isso o projeto seria aprovado rapidamente no Congresso, e que logo após a criação da Universidade, o campus de Santa Maria da Vitória seria criado pela própria reitoria da UFOBA. No entanto, isso só iria ocorrer depois da instalação da Universidade que está prevista para final de 2013, para essa proposta do MEC não apresentou nenhuma garantia.

O deputado federal Daniel Almeida, autor da primeira emenda, informou que a inclusão do campus de Santa Maria da Vitória não atrapalha a tramitação do Projeto, já que o próprio relator o deputado Erivelton Santanta (PSC/BA) pode criar um aditivo ao Projeto de Lei incluindo o novo campus sem prejuízo a tramitação. Daniel destacou ainda, que se o MEC reconhece que foi uma injustiça deixar a Bacia do Rio Corrente sem um campus da UFOBA, não há porque permitir que essa correção seja feita após a criação da Universidade, já que há um consenso político entre os deputados e senadores da bancada baiana para dar agilidade e garantir o quanto antes a aprovação do projeto de criação da UFOBA no Congresso Nacional.

O relator do projeto de lei, Deputado Erivelton Santanta também ressaltou seu compromisso em incluir o município de Santa Maria da Vitória como sede de mais um campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

José Rocha, também deputado pela Bahia, afirmou que aquele era o momento certo de corrigir tamanha injustiça, e que se o Movimento aceitasse a proposta do MEC, estaria dizendo NÂO a UFOBA na Bacia do Corrente, pois segundo o Deputado, não havia outra oportunidade por tão cedo para realizar o sonho de milhares de jovens e famílias que sonham com a Universidade Pública na região. José Rocha reformou as palavras do deputado Daniel Almeida e afirmou que aquele era o momento de garantir a instalação do campus da UFOBA em Santa Maria da Vitória.

Tanto o prefeito de Santana Marcão, represente da frente institucional do Movimento em Prol do campus da UFOBA na Bacia do Corrente, Valmira Queiroz representante da frente Territorial, e Harnoldo Teixeira na condição de representante da frente Popular foram unânimes ao manter a luta até que o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante seja convencido da injustiça que é deixar a Bacia do Corrente, neste momento, sem a implantação de um campus da nova Universidade Federal. Eles ressaltaram que o campus de Santa Maria da Vitória é o único que já estar incluído no PPA apresentada pelo Senador Valter Pinheiro (PT/BA) e já tem emendas orçamentárias para a construção da sede do campus apresentada pelos deputados José Rocha e Oziel Oliveira.

O Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Henrique Pessoa Lins percebendo que o Movimento não iria ceder encerrou a Audiência informou que a decisão do Ministro Aloísio Mercadante é de não incluir nenhum campus novo na estrutura das novas universidades federais criadas pela Presidente Dilma no ano passado.

Os deputados federais presentes na reunião se comprometeram a marcar, o quanto antes, uma audiência com o ministro da educação para explicarem as peculiaridades da Bacia do Corrente, que é diferente de todas as outras. Pois não tem sequer Instituto Técnico Federal, campus de Universidade Estadual e tão pouco Federal. “Isso precisa ser reparado o quanto antes,” afirmou Daniel Almeida.

(Na foto da esquerda para direita: Prudente de Moraes, Valmira Queiroz (Coordenadora Frente Territorial), Harnoldo Teixeira (Coordenador Frente Popular), Maguila (Prefeito de Correntina), Oziel Oliveira (Dep. Federal PDT/BA), Marcão (Prefeito de Santana), Amaro Pessoa (Secretário de Educação Superior do MEC), José Rocha (Dep. Federal PR/BA), Daniel Almeida Dep. Federal PCdoB/BA), Erivelton Santana (Dep. Federal PSC/BA), Amário Santana (Prefeito de Stª Mª da Vitória), Robson Vieira e Maurizan Santos.

ASCOM: Movimento em Prol do Campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia na Bacia do Rio Corrente

Nenhum comentário:

Postar um comentário