Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Facismo da mídia, e um luto por um punk


Anteontem vi no twitter uma notícia de mais um punk que tombou. Lembrei do show que ia acontecer na Cardeal, que até tinhamos comentado - ih, vai acabar dando treta - sabe como é, Cock Sparrer, skinhead e punk junto, sempre tem alguém que não entende alguma coisa e começa a bagaceira.

  Pior nem era isso. Eu não conhecia o cara, e as primeiras notícias divulgadas foram quase dados de IML só: nome completo, idade, nada realmente informativo pra mim. Hoje descobri quem era o cara, novinho, filho do vocalista da Excomungados, uma banda das antiga muuito fodona, formada na USP, pessoalmente não sou fã da musicalidade mas sim da ideologia e reconheço toda a importância da mesma no contexo formador do movimento aqui no Brasil.

  Mas tudo isso pra chegar na parte nojenta da história, que foi ver a reportagem que saiu no Diário de São Paulo com o título de "Punk encrenqueiro é espancado até a morte por grupo skinhead". Se eu não fizesse idéia do que era punk ou skin e fosse bem aleatória eu pensaria várias coisas, como: essa juventude barraqueira têm que apanhar pra ver se aprende mesmo, ou os skinheads bem que deram uma lição nesse encrenqueiro, ou qualquer outra bobagem que não chega a lugar algum. Mas ainda bem que ser humano inteligente vai atrás das coisas e não fica só na primeira fonte, que afirma contraditoriamente o seguinte: diz que o guri faz parte de uma gangue, que é suspeito de assassinato, que ele tinha o corpo tatuado e costumava andar com roupas de couro e cabelos pintados (só isso já é motivo de tomar um baculejo, né? que de ameaçador de verdade outras coisas mais discretas me dão muito mais medo), e depois fala que ele esteve presente em atos políticos (sim, do lado não conformista e não mantenedor da estrutra dominante). A reportagem do dia de hoje do mesmo jornal (retratação?) conta com a análise de um mestre em antropologia e estudioso da cultura skin, então são apresentadas as diferentes divisões, uma coisa um pouquinho mais pensada, aí conta direito da vida do guri, que ele era anti-nazi e tava junto com o povo da SHARP, então tipo assim: o ódio que ele possuia (afirmado na primeira reportagem, com direito a interpretação de expressão facial no momento em que o mesmo era levado pela polícia numa manifestação) não era contra negros, gays ou sei-lá-o-quê, mas sim àqueles que incitam esse ódio. Aliás, isso ficou até redundante porque punk já é anti-nazi. Mas enfim, pra quem não manja, quanto mais explicação, melhor.
  Pra gente ver como a imprensa ajuda a manter os velhos preconceitos e ainda coloca fatos mentirosos e absurdos, ainda mais pra uma ideologia tão perigosa quanto o punk, onde a própria imprensa é ameaçada, por não denunciar quem são os verdadeiros "vilões" (interprete como quiser, porém lembre que a palavra não foi usada de forma a se generalizar nem simplificar a verdade, e sim pra não prolongar muito o texto). Assim, quem luta contra o sistema, seja com um protesto pacífico como o pessoal do Movimento Passe Livre fez uns tempos atrás e juntou muitos estudantes (e ainda assim a imprensa, ao invés de problematizar a falsa necessidade do aumento, se concentrou em fazer críticas banais), seja por meio de outros tipos de luta que creio não valer a pena mencionar e discutir agora mas vamos só dizer que não estão dentro de uma forma considerada aceitável legalmente (vide nossas leis incríveis feitas de modo a beneficiar a todos né, como a liberação de transgênicos sem estudos suficientes quando a Europa e o resto do mundo estão proibindo, o novo código florestal que mesmo com estudos afirmando o contrário a toda argumentação, está sendo aceito, enfim), são calados e tachados de loucos, perigosos e sem razão, quando estão em busca da verdadeira liberdade que não pode ser comprada nem vista na televisão.

Johni, descanse em paz cara.

Ao contrário da mídia corporativa, temos referência e respaldo para dizer o que foi dito nessa postagem.
Aqui vai a matéria chamando o punk de encreiqueiro: http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/09/133475-punk+encrenqueiro+e+espancado+ate+a+morte+por+grupo+skinhead.html
Matéria de "Retratação": http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/09/133768-punk+esfaqueado+disse+nome+do+assassino+pouco+antes+de+morrer.html
Aqui mais uma matéria (bem melhor sobre o assunto no mesmo jornal: http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/09/134073-pm+monitora+gangues+no+feriadao.html )



Nenhum comentário:

Postar um comentário