Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Apresentando - Negu Gorriak e sua revolta Vasca!

Hoje, estamos trazendo aqui uma importante banda de punk dos anos 90, muito famosa do meio underground, chama-se Negu Gorriak, a banda é originária do País Basco, um país que luta por sua independência até hoje, a história em si deste país é muito punk, pois resistiu à inúmeras invasões durante toda sua história e sempre resistiu com seu idioma e cultura nunca deixando de lado seus valores, e infelizmente essa luta pela liberdade dura até hoje, hoje em dia o país é domínio da Espanha, mas sua língua e cultura são muito mais antigas que a própria Espanha. Pode-se dizer que o Negu Gorriak é tudo que o Rage Against The Machine queria ser, uma banda chicana, com som bem mesclado, influências diversas entre o punk e a música afro, mas um diferencial que é a postura faça-você-mesmx. Em sua discografia temos muitos pontos importantes sobre suas músicas, posição política sobre a realidade em que eles vivem e tudo mais, uma dessas questões por exemplo é o fato de cantarem apenas em Euskera, o idioma falado no País Basco, e isso não apenas em suas músicas autorais, mas em seus covers também, a banda gravou o disco Salam, Agur que é composto apenas de covers de bandas como The Who, Minor Threat, Bob Marley, Dead Kennedys e bandas locais também, neste tributo as músicas são traduzidas ao seu idioma, para mostrar o quanto eles valorizam sua própria cultura, este é só um exemplo de como a banda tem suas raízes punks fincadas na formação da cultura popular. Adiante traduzimos um pouco da biografia da banda, por problemas de conexão não tivemos como upar discos da banda então, sugerimos uma busca no google e youtube.
Aqui está um pouco da biografia da banda que traduzimos:


Negu Gorriak (que em castelhano significa invernos duros) foi um grupo de mistura musical fundado em 1990 em Guipúzcoa. Sua influência tem sido grande no desenvolvimento do rock, tanto no país Basco e no resto da Espanha e da França. Foi classificado como um das maiores bandas dos anos noventa de rock espanhol.
A banda foi formada pelos irmãos e Fermin Iñigo Muguruza (ex-Kortatu) com Kaki Arkarazo (membro do M-ak e ex-Kortatu). Em 1990 eles se juntaram a Mikel Anestesia (guitarrista do Anestesia) e em 1991 o mesmo fez  Mikel BAP!! (baterista do grupo BAP!! ), Mantendo essa formação até sua dissolução em 1996.



Musicalmente, utilizavam uma mistura de música que girou sobre três estilos fundamentais para a banda: rock, rap e reggae, além de música tradicional vasca. Mantiveram uma forte ideologia política, a começar pela escolha do idioma que cantavam suas músicas o Euskera, idioma falado em seu país de origem;o País Basco, também a forma como trabalhavam nos temas de suas músicas. Eles escolheram a fazer auto-gestão e criaram o selo Ozenki Esan. Também fizeram uma turnê em El Salvador apoio ao FMLN, e seu primeiro show foi feito ao redor da cadeia Herrera de la Mancha em apoio aos familiares dos que lá estavam presxs, esta cadeia tinha muitos presos do movimento de libertação do País Basco eram presos e muitos eram mortos em circunstâncias suspeitáveis lá dentro.
Foram denunciados pelo general da Guarda Civil Geral, Enrique Rodríguez Galindo, por causa da letra de sua canção "Ustelkeria" em mencionar as acusações de tráfico de drogas contra ele a partir de diferentes meios de comunicação, mas foram absolvidos em 2001. Por ocasião de sua absolvição, realizou três concertos de despedida (embora dissolvido em 1996, não estava oficialmente dissolvida até 2001), nestes shows participaram de um total de mais de 30.000 pessoas.
Publicou um total de seis álbuns de estúdio, um ao vivo e uma compilação de material que o grupo havia se espalhado entre os singles, colaborações com outros músicos e grupos (Mano Negra, Inadaptats, BAP! ...) E contribuições para várias coletâneas. Seu terceiro álbum, o duplo LP Milaka Borreroak Baditu Aurpegi (1993) é considerado sua obra-prima, e foi chamado de "a bomba [...] um dos melhores CD editado, em qualquer idioma, em qualquer lugar dos anos 90.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Negu_Gorriak

Um comentário: