Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Manifestação popular em prol da instalação de um campus da UFOB no Território da Bacia do Rio Corrente.

O dia 15 de agosto de 2011 foi marcado na bacia do rio corrente como dia em que estudantes, professores, escolas municipais e estaduais, secretaria de educação, comerciantes, representantes do Movimento da juventude santamariense, PJMP, APLB,CPT, Sindsep , Casa recuperação Manancial de Vida, Roda,Lyra do Corrente, Pachamama, ABC, Comiter de bacia do rio corrente, MCV, Nego d água, Corrente Verde ,  Vereadores Benilson Ataíde e Jair Santana, , o sociólogo Clodomir de morais e a população em geral, percorreram as ruas de Santa Maria da Vitória, com cartazes palavras de ordem (universidade sim exclusão não) reivindicando um campus da UFOB. 




No dia seguinte a presidenta da republica Dilma Rousseff assinou a resolução de criação da Universidade federal do oeste baiano UFOB, com sede em Barreiras campus em Luiz Eduardo Magalhães, Barra e Bom Jesus Da Lapa.

 As algumas discrepâncias gritantes, A cidade de Bom Jesus Da Lapa não é oeste (e um dos campus da universidade é previsto para lá), ela é localizada na região sul-doeste, Luiz Eduardo Magalhães fica cerca de 90 km de barreiras aonde será a sede, mas a pior delas é a bacia do rio corrente não ter sido comtemplado com um campus, aonde a luta pela educação ocorre desde a década de '50, quando no congresso dos estudantes secundaristas do são Francisco em juazeiro, Participaram jovens da nossa região, Figuras como o sociólogo Clodomir de Morais, O escritor Jeová de Carvalho e Joaozinho de moura ambos de Santa Maria da Vitória.

A luta pela universidade publica teve o seu auge em 2005 quando vários movimentos sociais, entidades publicas toda a sociedade se mobilizaram com os baixo assinados, audiência publicas com cerca de duas mil pessoas na AABB De Santa Maria Da Vitória.
 Ou seja, se hoje o oeste tem uma universidade federal se deve também a luta histórica na bacia do corrente, mas precisamente em santa Maria da Vitoria.

Espero que as mesmas vozes que no dia 15 de agosto de 2011 não se calaram diante dessa injustiça, juntem-se a outras tantas vozes das 11 cidades da bacia do rio corrente, para que o grito de justiça ecoe ate os ouvidos do governador Jaques Wagner e a presidenta Dilma Rousseff e assim nos enxergue também como oeste baiano.

 Precisamos de um campus da UFOB de um hospital regional de institutos tecnológicos, Melhoramentos de nossas estradas, mas financiamentos para agricultura familiar. Não queremos deixar de ser Baianos, mas para isso queremos que as nossas reivindicações sejam atendidas.
                                       movimento em prol da universidade publica na bacia do rio corrente.

texto: Leandro Medeiros
fotos: Marcos Aurélio

Um comentário:

  1. e a luta por um campus da UFOB e demais reivindicações continua , pois só iremos parar de lutar quando não houver mas o que conquistar.

    ResponderExcluir