Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

Carga de urânio chega às instalações da INB em Caetité/BA

A carga de urânio que havia sido bloqueada pela população de Caetité (624 km de Salvador) no domingo (15) foi transportada, na madrugada desta sexta-feira (20) até as instalações da INB (Indústrias Nucleares do Brasil) na cidade.
Na quinta-feira (19), a Polícia Militar da Bahia destacou 160 homens para acompanhar o desfecho do impasse. Havia temor de que manifestantes tentassem bloquear novamente as nove carretas que transportavam a carga. Não houve conflito.
Por um acordo celebrado entre a estatal, ambientalistas e a administração municipal, a carga permanecerá lacrada nas instalações da INB, no distrito de Maniaçu, até que “sejam satisfeitos todos os requisitos de segurança dos trabalhadores da INB e do meio ambiente”.
Um representante do Greenpeance, enviado à cidade, disse na terça-feira (17) estar preocupado com a segurança da carga, que ficou armazenada a céu aberto, em local inadequado. O Ministério Público Federal também pediu ontem esclarecimentos à INB sobre o conteúdo da carga. (Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/05/21/70204-carga-de-uranio-chega-as-instalacoes-da-inb-em-caetiteba.html)
Notas do Terra Sem Lei: A população já havia mantido um bloqueio, pois a cidade está toda arruinada pelos danos que a energia nuclear tem causado, inúmeros casos de câncer e doenças, sem contar que a cidade não oferece nenhuma opção para o povo a não ser trabalhar e morrer na usina. Como fica claro na matéria a falta de preparação que a cidade tem para isso. Mas a falta de defesa e ação do povo juntamente com a opressão estatal suprimem qualquer ação em defesa do povo ou a favor da desativação da usina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário