Páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

[EUA] A conexão FBI-Mozilla: reaparece um colaborador do FBI

[A seguir, artigo de Peter Young para o voiceofthevoiceless.org, sobre a aparição do "bufo" da Frente de Libertação Animal (FLA), Justin Samuel, em um vídeo promocional do novo Mozilla Firefox 4.]
Onde está agora aquele que foi preso da Frente de Libertação Animal e informante do FBI, Justin Samuel? Projetando o navegador de Internet que talvez você esteja usando neste momento?
Esta semana me mandaram um vídeo publicitário do novo navegador Firefox 4, e me perguntaram se o "Justin Samuel" que aparecia no novo vídeo promocional do Mozilla Firefox era o mesmo que esteve diante de um júri em 2000, e me implicou em seis liberações em fazendas peleteiras [de peles de animais].
Era ele.
Você pode ver o vídeo aqui: http://www.mozilla.com/en-US/firefox/4.0b7/firstrun/ (clique em "watch video"). Justin Samuel é a segunda pessoa a falar. O cara que trabalhou (ou trabalha) com o FBI se dedica agora a garantir que o navegador Firefox seja "o mais seguro que existe". Surge uma pergunta: Como pode ser seguro um buscador, quando a pessoa contratada para fazer a segurança tem uma relação de trabalho com o FBI?
A declaração de Justin Samuel ante o Grande Júri
Em 1997, Justin e eu orquestramos uma série de liberações de visons em Dakota do Sul, Iowa e Wisconsin. Justin Samuel foi o primeiro a ser preso, e se ofereceu para depor contra mim em troca de uma redução de sentença.
Você pode ler (em inglês) as 86 páginas da transcrição de sua declaração aqui: http://www.scribd.com/full/5496528?access_key=key-29pa1lxov8tmwdvu0vjh. Sua declaração e sua promessa de depor no julgamento desempenharam um fator significativo na minha prisão.
Bufos da FLA: Onde eles estão agora
Os rumores sobre "onde estão agora" os bufos que testemunharam contra os seus companheiros da FLA/FLT (Frente de Libertação da Terra) abundam. Desde liberadores de visons straigt edge, que se tornaram viciados em drogas e que trabalham em um 7 Eleven, a pessoas que atacavam picapes esportivas 4x4 e agora dirigem uma. Mas a reaparição de Justin Samuel é o caso mais claro onde acabam os informantes, depois de terem traído os seus amigos, seu movimento e os animais.
Em agosto eu escrevi sobre a curiosa "moda" para se tornar um especialista em segurança de computadores que estava surgindo entre os bufos da FLA, como Darren Thurston, que testemunhou contra várias pessoas e associando-as com incêndios da FLA/FLT, e que agora é um consultor de segurança de informática. Justin Samuel, em seu perfil de graduação da Universidade de Berkley, aponta que já escreveu vários artigos sobre segurança de computadores, antes de se tornar um membro da equipe do Mozilla Firefox 4.
É bastante razoável pensar que não se trata apenas de uma coincidência. O FBI pode estar interessado em colocar os seus preciosos "eco-terroristas" em uma posição privilegiada, para controlar nossas vidas digitais. Informantes da FLA no domínio da segurança informática: coincidência ou planejamento estratégico?
Carta aberta para o Mozilla Firefox
Algumas perguntas que poderiam ser feitas aos chefes de Justin Samuel no Mozilla (na verdade, três maneiras de perguntar o mesmo):
• Você acredita que a contratação de Justin Samuel, que já trabalhou como informante do FBI, compromete a segurança do seu produto e mina a confiança entre os usuários?
• Pode-se dizer que o Firefox é um navegador "seguro", quando alguém que o projetou assinou um acordo que o obrigava a fornecer informações diretamente para o FBI?
• Qualquer pessoa pode se sentir confortável usando o Mozilla Firefox 4 sabendo que uma das pessoas responsáveis por fazer a "segurança" trabalhou (ou trabalha) com uma agência de endurecimento da lei?
Apesar de não acreditar em "segurança na Internet" (e é claro que estou consciente da conexão entre o Google e a CIA) eu vou mudar de navegador... agora mesmo.
Peter Young
agência de notícias anarquistas-ana
A jabuticabeira.
Através de líquida cortina
olhos negros espiam.

Yeda Prates Bernis

Nenhum comentário:

Postar um comentário