Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Discurso de Eddie Vedder em homenagem aos Ramones no Rock 'N' Roll Hall of Fame, NY - 2002


Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam


Boa noite. Hey. Ho Let's go. Vocês sabem que, se não fosse o Johnny Ramone, eu viria até aqui sem saber quem foi Brenda Lee [outra homenageada da noite]. 

Mas isso é parte da história que vocês irão conhecer um pouco. E, sim... eu tenho um moicano. Não, eu não fiz isso para posar aqui como um punk rock nesta ocasião especial. Na verdade, ele se origina da minha frustração com os eventos no mundo e bombardeios e coisas desse tipo. Eu descarreguei tudo isso sobre os meus cabelos. Às vezes, você se sente impotente e acaba fazendo coisas tolas.

Dois dias depois que eu fiz isso, em novembro, eu fui a uma loja comprar presentes de Natal e fui acusado de roubo. Então, mesmo com os Ramones entrando para o Rock and Roll Hall of Fame, isso não quer dizer que ser um punk rocker ou se parecer com um punk, se tornará algo respeitável.

Os Ramones não precisaram de moicanos para serem punks. Eles nunca tiveram um. Eu acho que ninguém da banda já teve um. Eles eram visualmente agressivos. Eles eram quatro delinqüentes operários de obras de Forest Hills, Queens, armados com canções de dois minutos que eles despejaram como uma metralhadora. Foi o bastante para provocar uma mudança radical na Terra; ou pelo menos, na música da época. Foi um assalto. Alguém uma vez perguntou para Johnny Ramone por que as canções eram tão curtas. Ele disse: "Elas na verdade são canções bem longas, tocadas muito, muito rapidamente."

A primeira vez em que eu vi os Ramones, eu era muito jovem. Antes do show começar, eu estava tentando ficar cada vez mais próximo do palco. Eu permaneci lá, comprimido e pronto, um pouquinho nervoso. O público era intenso... o visual da platéia. Excluídos por todos os lados. Eram punks hardcore com pregos na jaqueta, correntes nas botas. Skinheads, fãs de filmes de terror, nerds, geeks e párias. Estavam todos prontos para pôr pra fora toda agressividade na próxima 1 hora e 15 minutos. Conforme eu ia me aproximando, eu vi algo realmente estranho a respeito do pedestal do microfone no meio do palco. Ele tinha cerca de 10 pés de altura. Era algo realmente estranho. Eu vi um roadie colocar o setlist no chão. Ele se levantou e era metade do tamanho do pedestal.. Eu pensei: 'Caramba, quem será o cara que vai cantar com esse pedestal de microfone?'. Era muito inquietante. Então, olhando para a quantidade de amplificadores que eles tinham colocado simetricamente nos dois lados do palco, e sabendo que haveria uma grande intensidade de som saindo de lá, era muito inquietante. Daí, as luzes se acenderam e eles começaram a tocar "The Good, the Bad and the Ugly". A multidão começou a se engrenar. Ela começou a aparecer. One, two, three, four! Na primeira canção, o inferno se liberou. Foi um completo caos. O cara com as botas e correntes... de repente, ele estava na frente da sua cara, vibrando. Era, ao mesmo tempo, extremamente assutador e totalmente exaltante.

Eu penso na quantia de intensidade que havia naquele show, em uma única noite e em quantas outras vezes isso deve ter acontecido. Os Ramones fizeram 2269 shows. J.Lo [Jennifer Lopez, cantora pop/atriz, que usa a abreviação J.Lo] vai ter que se esforçar muito!

Falando em J.Lo, a disco music foi grande nos anos 70. A disco music tomou conta dos clubes e das rádios, simultaneamente aos indulgentes solos de guitarra e canções de 7 minutos, que eram a cena musical de 1976. Os Ramones fizeram um disco em 1977. Há uma foto em preto-e-branco de quatro caras com jaquetas de couro, todos com o mesmo sobrenome, sapatos Converse, jeans e em pé, encostados numa parede. Isso se tornou uma luz para aqueles que queriam estar em uma banda; aqueles privados desse direito pela dinastia das grandiosas bandas de rock.

Eles eliminaram a mística do que era tocar em uma banda. Você não precisava conhecer escalas. Com o conhecimento de dois acordes, você poderia tocar com os álbuns deles. Foi isso que muitos garotos fizeram. Eles se sentaram em frente aos aparelhos de som de seus pais e tocaram com [os álbuns] 'Road to Ruin' e 'It's Alive'. Dentro de semanas, eles estavam formando bandas com outros garotos da cidade que estavam fazendo a mesma coisa.

Você poderia estar no palco, sair de lá dizendo o que você sentiu, cantando sobre "sniff some glue" [cheirar cola, uma referência a "Now I Wanna Sniff Some Glue" dos Ramones] e não ser um virtuose ou uma pessoa geneticamente presenteada com as bochechas do Elvis. Você poderia parecer um "excluído" e ainda assim ser legal. O Talking Heads [homenageado na mesma cerimônia por Anthony Kiedis e John Frusciante] foi a mesma coisa, só que de um jeito diferente. [Aplausos] É uma grande noite!

Os Ramones foram um plano, um plano necessário para a época. Um acontecimento que sozinho foi importante para tudo que veio depois. Thurston Moore, do Sonic Youth, estava dizendo que não dá pra imaginar uma banda ou músico atual, para os quais os Ramones não foram uma parte muito importante na vida deles. John Mc Brain, um ótimo músico de Seattle que eu conheço, disse algo ...e eu acho que ele falou em nome de toda a comunidade de Seattle, quando disse: 'Os Ramones foram os nossos Beatles'.

Voltando aos tempos do CBGB [clube de Nova York, famoso nos anos 70 pelas apresentações de bandas como Blondie, Talking Heads, Television, etc.] e da cena de Nova York, Patti Smith dizia que era 'uma regeneração do rock' n' roll, nós o provocamos e vamos aceitá-lo de volta. Vamos assumir a direção! [Público reage positivamente] Eu estou em pé aqui há um tempinho... Foi necessário... [referindo-se à pequena pausa que ele fez para tomar vinho] .

Isso pode acontecer novamente, como Thurston e eu estávamos conversando. Agora são garotos da Disney cantando músicas escritas por homens velhos e sendo comercializados para garotos de 6 e 7 anos. Então, algum tipo de mudança deverá ocorrer novamente em breve. Mas isso é uma outra coisa.

Depois do movimento inicial no final dos anos 70, os Ramones, comercialmente, nunca foram bem sucedidos. Bandas próximas a eles foram; mas eles, nunca. Virtualmente ignorados pelas rádios, pela MTV nos anos 80 e até mesmo por outros artistas, eles nunca pararam e, não obstante, tiveram pelo mundo um grupo de fãs devotos como nunca.

Uma vez eu fui com eles para a América do Sul. Havia 50.000 pessoas. Brigas por ingresso. Pessoas gritando do lado de fora. Foi o tipo de reação que eu sempre achei que eles mereciam ter.

Quando o punk ressurgiu em 91, os Ramones ainda assim não foram devidamente reconhecidos, mesmo sabendo-se que bandas como Nirvana, Rancid e Green Day não teriam existido sem eles. Agora, o primeiro ou segundo discos das bandas de punk rock atuais vendem dez vezes a quantia de discos que o Ramones vendeu ao longo da carreira de 20 e tantos discos. É por esse motivo que eu vou à casa de Johnny Ramone e cuido do jardim dele, três vezes por semana; para me absolver de alguma culpa. Um monte de gente faz isso. Bono e Edge [do U2] limpam as janelas dele. Kirk Hammet, o guitarrista do Metallica, ele tira o pó, limpa a casa, faz brindes franceses...essa história é verdadeira. Mesmo Kurt Cobain queria ser tão bom quanto os Ramones. A lista é interminável. Vira a página.

Eles nunca tiveram um hit no Top 10. Vocês sabem, é enlouquecedor quando Phil Spector produz seu disco e, ainda assim, você não tem um disco no Top 10. Mas, na verdade, isso não é essencial. Isso não altera o fato de que eles foram uma das bandas mais importantes do rock' n' roll. Eles realizaram muitas coisas para uma banda de punk rock. A maioria delas, como o Sex Pistols, se destruiu e acabou. Boa parte das bandas de punk rock se destruiu muito e acabou. No caso dos Sex Pistols, foi graças a Malcolm McLaren [empresário da banda] por ser um tolo egocêntrico ou, para a versão não editada deste evento televisionado pela VH-1, um 'fuck' [no sentido de 'enganador'] .

Eles existiram por 22 anos com o mesmo nível de intensidade por todo o período. Eles podem não ter se dado bem ao longo de todo esse período, mas, caramba, foram 22 anos fazendo turnês com uma van, então vocês devem compreender...é uma coisa altamente respeitável viajar em uma van e não usar um ônibus para a turnê; não ter os seus aviões separados porque você não se dá bem com os outros caras em sua van. É uma tortura enlouquecedora ficar em uma van por 8 dias, mas eles fizeram isso. Mesmo depois que o Dee Dee deixou a banda - e ele foi uma parte muito importante dentro da banda - ele continuou escrevendo canções para eles, o que, para mim, traduz a irmandade que existia entre eles; uma intensa irmandade de pessoas de caráter.

Depois que o Dee Dee saiu, havia um lugar importante a ser preenchido. O cara que fez isso, chama-se C.J.. Por algum motivo, o Rock and Roll Hall of Fame decidiu não incluí-lo com os demais que estão sendo empossados. São coisas do Hall of Fame, que eu não compreendo. Mas ele tocou 800 e tantos shows, ele participou em 3 ou 4 discos, escreveu um monte de canções e, na verdade, o que é mais importante, foi aceito pelos fãs mais radicais dos Ramones. Os Ramones continuaram tocando e puderam tocar para outra geração, graças a C.J.. C.J. tem trabalhado 12 horas por dia limpando a poluição que sai das tubulações de ar nas proximidades do World Trade Center. Ele está aqui hoje. Acho que ele não vai subir aqui [palco], mas eu estou pedindo para ele se levantar e ser reconhecido. C.J. Ramone!
CJ Ramone em sua última turnê no Brasil

Eu mencionarei que Johnny Ramone vem sendo um ótimo amigo. A esposa dele e ele são grandes amigos meus e me ensinaram muita coisa sobre música, que eu seria muito jovem pra ver. Voltando ao comentário sobre Brenda Lee, e Gene Pitney...Eu fui apresentado a eles por John. Ele é um tutor de pessoas de qualidade. O cara viu Hendrix e ficou sentado. A platéia toda estava sentada. Ele viu o Who abrir pro Doors. Ele, sozinho, provavelmente, tem mais informação do que a instituição para a qual ele está sendo introduzido esta noite.

Ok, a essa altura eu devo ter falado bastante. Nós ouviríamos 3 a 4 canções dos Ramones. E, depois disso, eu estou certo de que a noite caminhará rapidamente. Mas é Ramones e é punk rock e eu estou para finalizar e espero que vocês estejam ok quanto a isso. [platéia] Aparentemente, vocês não estão. Fuck you... Calma, Eddie. Tudo bem.

A última coisa que eu estava indo dizer, era sobre algo que o empresário dos Ramones, Gary Kurfirst falou primeiro para mim. Ele disse que era uma noite de dezembro do ano 2000. Ele recebeu um telefonema do Joey Ramone. Joey tinha se acidentado em frente ao apartamento dele. Ele escorregou e caiu sobre o gelo. Eu acho que ele ficou por ali um pouco, meio confuso. Ele quebrou a bacia. Ele não teve nenhuma ajuda. As pessoas passavam por ele, ao lado dele. Ele ficou muito chateado com isso. No final, acho que ele telefonou para o Gary e disse: "A pior coisa disso tudo, é que ninguém me ajudou. Eu estava caído e ninguém me ajudou."

Talvez eles não soubessem que era Joey Ramone. Ele estava coberto pelos cabelos negros e todos pensavam que fosse um indigente ou algo assim. Bem, eu mencionei isso porque, num certo sentido, faz uma analogia à carreira dos Ramones. É difícil. Como se sabe, Joey morreu na Páscoa de 2001, há menos de 1 ano. Eu estou certo de que ele adoraria estar aqui hoje à noite.

A única razão por eu ter mencionado aquilo, é porque hoje é uma noite realmente importante. Porque eu tenho certeza que há um número grande de bandas e pessoas que nunca subiram aqui e nunca subirão aqui com todos vocês assistindo e aplaudindo. Eu sempre imaginei que isso provavelmente aconteceria com os Ramones. Algo muito incomum está acontecendo aqui, hoje a noite: que é a indústria [musical] mostrando algum respeito aos Ramones. Então, com a função passada para mim, eu gostaria de dar posse a Joey, Johnny, Dee Dee, Tommy, Marky, C.J., dos quais nós já falamos. Os Ramones.

Fonte: https://docs.google.com/Doc?docid=0AY_QYG9AbXvUZGZuOTVoamNfMTAwZm40emZ2Z20&hl=pt_BR&pli=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário