Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Redução da vazão do Rio Grande


Já não bastasse a beleza que era o tratamento dado ao Rio Grande (esgotos jogados diretamente na água, chácaras (e, pasmem, até um certo restaurante no centro, com um píer!) construídas sem respeito à mata ciliar, assoreamento, etc), agora resolveram construir mais uma PCH (pequena central hidrelétrica) - já faz um tempinho já... bom, não entendo disso mas sei que o rio já tem outras pch's (não sei exatamente quantas, nem onde) e que acho que a vazão dele não deve suportar (na maioria dos trechos dele, dá para se atravessar a pé com água, no máximo, na altura dos joelhos!

Bom, fiquei sabendo recentemente sobre alguns fatos que ocorreram, como o fato de terem "secado" o mesmo semana passada... aí vai o e-mail que recebi e algumas informações sobre o que está acontecendo no nosso velho oeste...

Não foi estranha a brutal redução da vazão do Rio Grande nestas 2ª e 3ª feiras (27 e 28 de setembro)?

Pensando um pouco :

Seria possível que os problemas que já conhecemos do assoreamento das cabeceiras e curso dos rios , suprimento de animais e populações ribeirinhas , irrigações , lixo lançado no Rio Grande e seus afluentes, etc. conspirassem para que em um só dia toda a mazela emergisse como um castigo da Natureza aos nossos atos?

Seria possível?

O fato é que a principal razão de toda esta catástrofe está sendo abafada e a atenção da população desviada para discussões da necessidade de preservarmos os nossos rios.

Porém , fato que nem todos sabem, é que nesta 2ª feira foi executada uma etapa, programada e autorizada pelos órgãos competentes, na obra da nova usina de energia elétrica do Rio das Fêmeas o fechamento do rio para o acúmulo da água e formação do lago artificial necessário para o funcionamento futuro das turbinas e a geração de energia por esta usina.

A programação é que, pelo menos 30% da vazão deste curso d’água deveria ser mantida para o abastecimento das população a jusante (abaixo) do rio, manutenção da fauna e a contribuição com a vazão o Rio Grande. 70% seria a vazão acumulada até que o vertedouro da barragem transbordasse e voltássemos a ter a vazão integral do rio novamente.

Devido á uma falha técnica ainda não explicada à população, a vazão foi 100% impedida por 24 horas.

O Rio das Fêmeas SECOU por 24 horas matando peixes e deixando a população ribeirinha sem água.

Você sabia ?

Eu não sabia.

E pouco tenho ouvido de esclarecedor a este respeito até agora.

Querem que acreditemos que a redução da vazão do Rio das Fêmeas e a redução do volume de água do Rio Grande sejam fatos normais conseqüentes do nosso cotidiano e não o são.

Houve imperícia e isto precisa ser esclarecido e justificado à população.

Querem aliviar a barra de alguém ?

Espero que as autoridades e a imprensa façam-nos o favor de trazer luz á esta situação.

Vejam como acreditar nas autoridades é confiável.

Mais infomações podem ser encontradas em:

Sobre como a mídia acha que o povo tem cara de otário e como os órgãos públicos são cúmplices do desastre:
http://www.novoeste.com/index.php?page=destaque&op=readNews&id=100&title=Concluida-operacao-de-enchimento-do-reservatorio-da-PCH-Sitio-Grande-

Sobre a multa aplicada:
http://www.tnpetroleo.com.br/clipping/5820/ibama-embarga-pch-sitio-grande-e-aplica-multa-de-r6-milhoes

Matéria da nossa querida Rose com o projeto Rio Vivo - força Beré!
http://www.barreirasbahia.com.br/barreiras-bahia/147-uma-esperanca-para-o-rio-de-ondas


Nenhum comentário:

Postar um comentário