Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sampa, caos, novidades e coisas mais

Quando eu pensei em escrever esse post, eu tava chegando em Sampa, e me lembrei do caos (não diga!) do trânsito. Das pessoas querendo se matar e a gente ainda tendo que dar licença pra elas fazerem isso senão elas te levam junto. Mas percebi duas coisas muito boas nessa volta: muito mais ciclistas nas ruas (muito mesmo, impressionei, porém não encontrei nenhuma pedalina) e os motoristas estão começando a usar seus dotes como visão e modificando a forma como viam as pessoas na rua (não, elas não são cones da auto escola que a gente pode passar por cima a vontade! peraí, auto escola? ou melhor, elas não são aquelas do videogame que a gente vira o volante só pra passar por cima) e estão respeitando a faixa de pedestres (wow)! Eu, em pleno metrô, linha vermelha, 18h, sendo encoxada (porque que a gente não tem vagão especial mesmo?), fiquei emocionada com a propaganda da faixa de pedestre no telão (quase chorei) aí pensei: que bonito, a humanidade tem solução sim...
Poxa, tinha tanta coisa pra falar mas no afâ fui me esquecendo de várias. Mas uma coisa massa é a Semana de Estudos Literários, Letras e Linguística da Unicamp, (rolando do dia 26 a 30/09) colei lá na terça-feira pra ver a palestra e oficina da Lola, que tem um blog muito legal, o Escreva Lola Escreva, adoro o jeito irônico que ela conta as coisas, me divirto muito e mergulho em suas reflexões, principalmente sobre feminismo, que é a parte que me identifico com o pensamento dela. Ela é muito simpática e a prosa rendeu boas reflexões, a galera participou e rolaram uns debates massa (pena que o que eu anotei ficou no celular, que a bateria acabou e eu não tenho carregador aqui).Tudo bem que na mesa teve a palestra da professora Dina mas como cheguei atrasada (malditos ônibus lerdos de Campinas!) não pude assistí-la...
Joe Lally Trio
O legal de Sampa é que acontecem muitas-coisas-ao-mesmo-tempo-agora e você nem precisava estar sabendo pra conferir, vide sexta de noite uma música (coral?) na frente do Teatro Municipal, ou andando na Paulista quando trombei com um rinoceronte de uma exposição (meio Cow Parade, vocês lembram?), ele era bem curioso, pois não era só colorido, tinha uma história desenhada nele, com as pessoas virando rinocerontes também, bem surreal, prendeu minha atenção por uns momentos, coisas rara na correria dessa artéria. Hoje colei no Centro Cultural São Paulo e finalmente conheci a biblioteca gigantesca e com livros sensacionais que têm por lá, fáceis de pegar (só precisa de documento com foto e comprovante de residência pro cadastro, que vale pra todas as bibliotecas da cidade). Tem desde livros separados por temas até periódicos, gibis, livros sobre arte, arquitetura, música (incluindo aqueles que ensinam a gente a tocar) e dá pra ouvir vinis! Sem contar com o resto das coisas que acontecem no CCSP, como o show do Joe Lally Trio que vai rolar sexta-feira, exposições, a uma intervenção que inclusive eu participei =P, o Recolhedoresdebocados:

"Recolhedores de Bocados é um projeto de mediação que visa a integrar público, artista e objeto artístico em uma performance/instalação. Munidos de uma barraca móvel, os artistas comprarão, a um real, objetos variados de transeuntes do CCSP e formarão uma instalação, que ficará exposta no CCSP e poderá, no decorrer do processo, ter seus objetos trocados e, posteriormente, vendidos a um real, resultando em um amontoado de moedas expostas"
Troquei uma semente de pitanga (juro que se tivesse uma demo da Projétil na hora ou um zine eu teria deixado lá... mas a pitanga vai dar uma árvore com uns frutos bem doces, eu garanto =P) por um desenho bem bonito. Foi bem divertido ver coisas expostas com sua história, como lápis, uma foto, uma pedra, um rímel, uma palheta, um guia da cidade de Buenos Aires, um mapa do metrô, uma carta de amor...
Depois de uma quarta com cara de sábado, pensar em acordar cedo amanhã só me anima pois a programação da SELLL amanhã promete...

Nenhum comentário:

Postar um comentário