Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O que é, o que é?

Símblodo de Resistência ao Sistema
Começo esse texto uma charadinha, o que é o que é, que é mais violento que o punk mas acham que é uma modinha que toca nas novelas da globo?
hehe, quem respondeu hardcore está certo, é meio deprimente ter que escrever um texto assim, mas vivemos num Mondo Bizarro mundo capitalista, tudo que é coisa que vai contra o sistema uma hora ou outra vai acabar sendo assimilado, a cultura underground é uma das que mais sofre esse tipo de ataque, pois é uma das que mais resiste.
Imagem que a banda Circle Jerks usou pra eternizar o punk
Nessa matéria quero explicar mais ou menos o que é hardcore, pois tem gente que toca isso e não sabe o que é (?!) aposto também que nunca leu uma linha a respeito do assunto, só ouviu falar e começou a tocar.
Hardcore é um estilo de vida e não apenas de música, é um modo muito mais radical, mais politizado do que o a proposta do punk surgido em 77. Ao contrário do lendário não sei o que quero mas sei que vou conseguir já dito tantas vezes no punk rock no hardcore as coisas eram do tipo; sabemos o que queremos e o que queremos é destruir todo o sistema isso inclui seus preconceitos.
Dvd que conta a história do nascimento do hardcore nos EUA
Para quem não sabe o hardcore nasceu nos Estados Unidos, uma das primeiras bandas foi o Bad Brains de Washington DC (não quero aqui ficar citando um monte de bandas, no fim da postagem vou por alguns links que você queridx leitxrx possa sacar melhor o lance).
Lá fora o hardcore começou em 81 praticamente, aqui no Brasil foi um pouco mais tarde, no começo dos anos 90 um dos nomes mais conhecidos daquela época é o Nenê Altro, que foi um dos caras que deu grande sustento ao hardcore nacional, os caras da banda Discarga também são uns dinossauros e tão até hoje aí sem se vender nem fazer fírula.
A grande moral da história é que a mídia tenta modificar o que é real colocando na cabeça das pessoas coisas como o "punk morreu" ou "o hardcore de antigamente era melhor, hoje só fala de modinha" não gente, isso não existe, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa, punk é punk hardcore não fala de modinha, não importa se o cara toca pesado ou leve, pop não é punk, não é hardcore não é metal, pop é pop.
Hoje temos exemplos nacionais de bandas que são uma mentira, vou por uma lista BREVE aqui ou seja existem MILHÕES de bandas assim entendeu? Essas bandas que vou citar são POP-ROCK não são nada além disso.
-CPM 22
-Detonautas
-Raimundos
-Matanza
-Glória
-E outras que tocarem na Malhação ou em coisas parecidas

Sobre o Glória algo interessante a se dizer, é que eles dizem tocar metal, mas também NÃO tocam metal, aquilo é pop-rock.
Para encerrar deixo aqui alguns vídeos de HARDCORE e alguns links para auto instrução sobre o assunto.
Até a próxima.









Para ler
http://pt.wikipedia.org/wiki/Punk
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hardcore
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarcopunk
Quem quiser baixar o documentário American Hardcore: http://www.megaupload.com/?d=22RRF3SA
Créditos para: http://uglybastard.wordpress.com/


Dedico essa postagem ao pessoal da banda Head Stock de Santa Maria da Vitória, espero que vocês entendam a proposta do blog.

7 comentários:

  1. Porra!! agora sim,, pra saber o q Hardcore!! so q nao quer,, ta ai de mao beijada... George

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos melhores post do blog , btf !

    ResponderExcluir
  3. Blz Velho, Ficou Bastante Claro pra Todos que Tiverem Interesse em Saber o q é Hardcore e Diferenciar de Pop Moda!

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa que você podia deixar claro quanto a essas merdas que a midia faz é isso de metalcore, ou o que as pessoas chamam de metalcore hoje em dia. O que era para ser um trash crossover viro um new dizendo ter influencia de pantera.

    ResponderExcluir
  5. Sobre a origem do hardcore punk: lá fora a proposta surgiu ainda no fim dos anos 70, com bandas como Bad Brains, Black Flag, enfim, as já citadas. E, principalmente, no Brasil, a coisa surgiu beeeeeem antes do citado. No início dos anos 80 já tínhamos bandas hardcore punk, como visto na sonoridade das gravações do Restos de Nada, Cólera, Olho Seco e afins. As primeiras bandas punk brasileiras já surgiram com uma proposta mais extrema, nos elementos musicais e culturais.

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Murilo! matou a pau! esse post foi para calar a boca de quem acha que HC é Detonautas, CPM e outras bandas que prefiro nem comentar...

    ResponderExcluir
  7. Volmer, a postagem só foi mesmo pra ilustrar, quando falei do hardcore ser mais tarde quis dizer de forma mais consolidada.
    Valeu pelos comentários pessoal ;)

    ResponderExcluir